A importância do processo de recrutamento e seleção bem estruturado

A importância do processo de recrutamento e seleção tem sido bastante discutida nas empresas de todos os segmentos e portes. Isso porque a contratação de profissionais qualificados e com competências socioemocionais colabora para a estruturação de equipes de alto rendimento, capazes de entregar melhores resultados à empresa e, consequentemente, garantir vantagens competitivas para os negócios. Contudo, para que esses objetivos sejam alcançados, é fundamental que o profissional de RH dê atenção ao assunto, já que antigos métodos não possuem mais a mesma eficácia.

Logo, é preciso investir em processos de RH atuais, inovadores e digitais — não por acaso, isso já está sendo feito por, ao menos, 56% das empresas.

Por entendermos a importância do assunto, reunimos algumas informações essenciais para o sucesso dos processos de recrutamento e seleção nas empresas. Neste post, você vai descobrir a relevância de uma ação e método bem estruturados, além das principais etapas para alcançar excelentes resultados nessa empreitada. Boa leitura!

A importância do processo de recrutamento e seleção

Processos de recrutamento e seleção bem sucedidos são os responsáveis pela formação de equipes de alto rendimento, que levarão a empresa ao estágio desejado. Em contrapartida, contratações equivocadas acarretam uma série de transtornos e prejuízos para a organização, a exemplo do aumento do índice de turnover.

Veja a seguir alguns pontos fundamentais para fazer contratações eficientes!

Alinhamento com a cultura da empresa

O primeiro aspecto significativo está relacionado ao alinhamento entre a cultura da empresa e do próprio candidato, o que é conhecido como fit cultural. Quando um talento possui valores diferentes dos disseminados na instituição, é muito provável que problemas surjam. Também não há a aderência necessária para que um bom e longo relacionamento seja construído.

Além disso, um profissional com fit cultural compatível com o da organização é mais comprometido com o que deve ser feito na companhia. Ele respeita os valores e, se bem treinado, entrega bons resultados.

Formação de equipes de alto desempenho

Todo bom profissional de RH entende a importância do trabalho em equipe, indispensável ao sucesso. Se as equipes não forem bem formuladas, com profissionais de diferentes perfis comportamentais, é provável que nunca atuem com alto desempenho.

Logo, um processo de recrutamento e seleção eficaz deve garantir que o candidato seja contratado pensando também no alinhamento dele com a equipe. Assim, o profissional contratado deverá ter sinergia com os demais colegas, apresentando um nível de habilidade equivalente e complementar aos outros.

Redução significativa do índice de turnover

O turnover é um dos indicadores mais importantes para o RH. Ele mede o nível de rotatividade dos profissionais, avaliando se está adequado ou se precisa de ajustes. Quando elevado, representa diversos prejuízos, incluindo financeiros.

Ao contratar o profissional certo, é provável que ele permaneça por muito mais tempo na empresa. Ele se sentirá mais habituado às práticas internas e aos colegas de trabalho, isto é, se comportará verdadeiramente como parte de uma família e não desejará sair tão cedo.

Melhoria do clima organizacional

Por fim, é preciso considerar a melhora do clima de trabalho. Quando o profissional certo é contratado, o número de conflitos interpessoais é muito menor, pois ele se adapta com mais facilidade ao novo ambiente e à nova equipe de trabalho.

Para muitos, o clima organizacional é como uma atmosfera que influencia e é influenciada pelos colaboradores. Quando existe um clima positivo, é mais provável que o trabalho seja realizado com dedicação e satisfação pelos próprios envolvidos.

Dicas para o processo de recrutamento e seleção

Separamos para você dicas valiosas para fazer um recrutamento e seleção de excelência. Acompanhe!

Alinhe competência e afinidade com a cultura

Como destacado, os profissionais devem possuir afinidade com a cultura da empresa. No entanto, é conveniente que o RH tenha equilíbrio. Um profissional não deve ser contratado apenas pelo fit cultural, ou seja, também é preciso analisar suas competências.

Outros Notícias

FORMAÇÃO DE ELABORAÇÃO E GESTÃO DO ORÇAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
FORMAÇÃO DE ELABORAÇÃO E GESTÃO DO ORÇAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
FORMAÇÃO DE PROCESSO DISCIPLINAR: INSTAURAÇÃO E INSTRUÇÃO
FORMAÇÃO DE PROCESSO DISCIPLINAR: INSTAURAÇÃO E INSTRUÇÃO
Lançamento do Motorola Moto G6
Lançamento do Motorola Moto G6
isolutions-servicos-de-trablho-temporario
Conheça 4 vantagens do outsourcing de RH para sua empresa
Contabilidade Geral vs Contabilidade Analítica
Contabilidade Geral vs Contabilidade Analítica
A importância do processo de recrutamento e seleção bem estruturado
A importância do processo de recrutamento e seleção bem estruturado